DESAFIO LITERARIO 2017 - 3 UM LIVRO DE TERROR

quinta-feira, 13 de abril de 2017



Li O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares como terror, porque em alguma pesquisa este livro estava enquadrado na categoria. Não tem nada de terror! A menos que você seja extremamente sensível e impressionável, nem mesmo a capa sem cor e com uma garota flutuando (se não lesse o livro, nunca perceberia isto) com roupas da década de 20 vai tirar seu sono.

A história é uma fantasia/aventura que não chega a tirar nem o sono nem o fôlego. Lembrou uma mistura de Harry Potter com X-Man, porque os jovens que vivem no orfanato são “especiais”. Cada um com habilidades diferentes, a maioria meramente vexatórias e constrangedoras, nada muito útil. E por serem considerados bizarros para o restante da humanidade refugiaram-se sob a proteção da Srta Peregrine

Falando em habilidades de natureza duvidosa, a única personagem que realmente tem um poder admirável é a diretora do orfanato. A Srta Peregrine, além de poder se transmutar em ave, possui habilidade de alterar o tempo.

Achei bem enrolada a narrativa. Talvez porque esperasse algum momento de susto e medo (eu li como livro de terror), nada acontecia. Pelo menos nada que eu considerasse verdadeiramente assustador. Mais da metade do livro foi um garoto atormentado tentando descobrir algo sobre seu avô, sem sucesso. Quase outra metade um romancezinho adolescente, meio clichê, meio dramático e de repente, (por que ne? O livro precisa terminar) acontece uma coisa inusitada, algumas novas revelações e a necessidade de um grupo partir em uma aventura em busca de resgate para os peculiares.

Terminou assim, bem no ar, com um ritmo final de desfile na Marques de Sapucaí. Corrido pra deixar um gancho de continuação. E aquele corte broxante que te deixa com cara de: Acabou assim? Mas nada que te prenda a respiração e queira saber o que aconteceu. Eu fiquei com vontade de que eles fossem fazer qualquer coisa, que não me interessava a mínima.

Ah! Mas é um livro infanto juvenil! Ok. Eu já li muitos e muitos livros do gênero, incluindo os sete Harry Potter e gostei, achei a narrativa envolvente. O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares não é um livro chato que eu quisesse jogar pela janela, li até rápido, mas não me prendeu nem me encantou. Eu acho que tô chata mesmo, mas fantasia é um gênero que precisa ter a “manha” de escrever, do contrário não convence, fica surreal demais ou tosco mesmo


1 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Não leio livros de terror pq sou mega impressionável. Li A Coisa do Stephen King e não conseguia dormir à noite. Não li O Orfanato, mas nunca vi este livro citado como sendo de terror.
Bjs