DESAFIO LITERARIO 2017 4 - UM LIVRO COM MAIS DE 500 PAGINAS

quinta-feira, 11 de maio de 2017








Mago e Vidro poderia contar como o tópico em dobro, foram 1012 páginas na edição que li! Mas é Stephen King e é a Saga da Torre Negra! 

Stephen King é o tipo de autor que não da pra torcer o nariz ao primeiro livro. Nem dizer que você ou ama ou odeia. King é único! Ele escreve fantasia, terror, suspense, romance e em uma de suas obras mais recentes, Sobre a Escrita, além do conteúdo biográfico conseguiu ser divertido!

Em Mago e Vidro conhecemos a história de Roland, as razões por trás de sua busca incansável pela Torre Negra, suas fraquezas e seu grande amor juvenil..... Nesta parte da história podemos esclarecer muitas dúvidas a respeito da saga e conhecer um Roland diferente. Tão sagaz e determinado quanto "depois
que o mundo seguiu a diante" porém mais suscetível.... Ah! Claro! Ele era um adolescente apaixonado!

Sim. Há romance, clássicos da literatura e música pop. King mistura muito bem elementos da cultura americana em qualquer contexto. Seja falando de um carro assassino ou de um mundo que deixou de existir.

Ficou um sentimento de que não sabemos tudo que aconteceu nesta fase da vida do protagonista, especialmente com seus amigos, mas creio que nos próximos livros haja um retorno a este momento da história do pistoleiro

DESAFIO LITERARIO 2017 - 3 UM LIVRO DE TERROR

quinta-feira, 13 de abril de 2017



Li O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares como terror, porque em alguma pesquisa este livro estava enquadrado na categoria. Não tem nada de terror! A menos que você seja extremamente sensível e impressionável, nem mesmo a capa sem cor e com uma garota flutuando (se não lesse o livro, nunca perceberia isto) com roupas da década de 20 vai tirar seu sono.

A história é uma fantasia/aventura que não chega a tirar nem o sono nem o fôlego. Lembrou uma mistura de Harry Potter com X-Man, porque os jovens que vivem no orfanato são “especiais”. Cada um com habilidades diferentes, a maioria meramente vexatórias e constrangedoras, nada muito útil. E por serem considerados bizarros para o restante da humanidade refugiaram-se sob a proteção da Srta Peregrine

Falando em habilidades de natureza duvidosa, a única personagem que realmente tem um poder admirável é a diretora do orfanato. A Srta Peregrine, além de poder se transmutar em ave, possui habilidade de alterar o tempo.

Achei bem enrolada a narrativa. Talvez porque esperasse algum momento de susto e medo (eu li como livro de terror), nada acontecia. Pelo menos nada que eu considerasse verdadeiramente assustador. Mais da metade do livro foi um garoto atormentado tentando descobrir algo sobre seu avô, sem sucesso. Quase outra metade um romancezinho adolescente, meio clichê, meio dramático e de repente, (por que ne? O livro precisa terminar) acontece uma coisa inusitada, algumas novas revelações e a necessidade de um grupo partir em uma aventura em busca de resgate para os peculiares.

Terminou assim, bem no ar, com um ritmo final de desfile na Marques de Sapucaí. Corrido pra deixar um gancho de continuação. E aquele corte broxante que te deixa com cara de: Acabou assim? Mas nada que te prenda a respiração e queira saber o que aconteceu. Eu fiquei com vontade de que eles fossem fazer qualquer coisa, que não me interessava a mínima.

Ah! Mas é um livro infanto juvenil! Ok. Eu já li muitos e muitos livros do gênero, incluindo os sete Harry Potter e gostei, achei a narrativa envolvente. O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares não é um livro chato que eu quisesse jogar pela janela, li até rápido, mas não me prendeu nem me encantou. Eu acho que tô chata mesmo, mas fantasia é um gênero que precisa ter a “manha” de escrever, do contrário não convence, fica surreal demais ou tosco mesmo


DESAFIO LITERARIO 2017 - 2 UM LIVRO POLICIAL

terça-feira, 11 de abril de 2017

O tema do mês de janeiro (sim! Janeiro! Eu me enrolei e perdi o gás...) foi meio brincadeirinha, fácil demais.
Embora seja um tema que gosto e tenho várias referências, portanto meio que trapaceei, este livro me fez pensar.

Pureza Mortal de J.D.Robb, pseudônimo de Nora Roberts  faz parte de uma série policial futurista. Em 2059 uma morte aparentemente acidental intriga a detetive Dallas, quando durante a investigação ocorre outra morte em circunstâncias idênticas, desta vez de um detetive da divisão de tecnologia.

Todas as reviravoltas e situações tensas de um livro policial estão ali, mas a história aborda questões éticas e bem atuais. Foi o que mexeu com minha cabeça e com muitas crenças que tinha, e tenho. Como os crimes envolvem justiça paralela, ou justiceiros, pensei muito em como pode ser perigoso brincar de Deus.

Decidir quem vive e quem morre, quem é condenado e quem é absolvido sem um sistema judicial, apenas baseado em juízos de valores individuais é falho. Inocentes podem ser penalizados e a graduação das penas podem variar conforme o código moral do carrasco. O vingador abraça a missão de eliminar traficantes de drogas. Induziu crianças ao vício, jovens perderam a vida, famílias foram desoladas. Mas o traficante existe por que há usuários, então ele vai à caça de viciados, depois de quem fuma um baseado recreativo, de quem toma uma cerveja na sexta feira após o trabalho...... Porque tudo é droga!

É a mesma história que vimos com frequência nas redes sociais. Bandido bom é bandido morto (medo desse Bolsolixo 2018!), mas só vale pro bandido pobre, negro, anônimo e morador de periferia! Porque Bruno, o goleiro, formou quadrilha, matou, ocultou o cadáver mas não é bandido bom! Nem é bandido! Pagou sua dívida com a sociedade! Merece ter um emprego..... Merece ser reinserido na sociedade.....
Uai..... Mas por que um ex presidiário que cumpriu 11 anos de uma pena de 18 não consegue emprego?

Não sei se é minha formação em Direito, se meu signo de libra, ou as duas coisas juntas mas o fato é que não podemos lutar e apoiar a "justiça pelas próprias mãos", mas por um sistema judiciário forte, decente, em que as leis sejam efetivamente cumpridas. Se não funciona, que lutemos para que se aperfeiçoe e passe a funcionar!

 



SEM NOME

terça-feira, 4 de abril de 2017



Tem alguém aí? Não, mas nunca escrevi mesmo para grande público, menos ainda pra ganhar algo, não que não ficaria feliz se ganhasse rsrsrs.

Comecei o desafio literário e deu preguicinha. De fazer resenha, de seguir regras....Continuo lendo e me enrolando, mas já desisti no inicio do caminho. Mas vou persistir. Sou dessas... Libriana, fazer o quê?



Pra não fugir de textos simples e ao mesmo tempo pessoais, vem aí..... Mais tag de perguntinhas!!!!



1. Como você chamaria seu filho? Chama-se Paulo Victor



2. Você sente falta de alguém? Sinto. As vezes de uma pessoa, as vezes de outra e as vezes queria não ter conhecido ninguém! Ninguém mesmo!



3. O que você sente quando dizem que você é bonita? Já me senti totalmente indiferente porque achava que o “gosto” da pessoa era totalmente duvidoso (na verdade vindo de mulheres e mais velhas, ou seja, não reforçava minha necessidade de aceitação). Hoje em dia ouço isso raríssimamente e já não me incomodo muito com a opinião alheia



4. Já disse alguma vez: "não é você, sou eu'? Nunca! Pra que dizer uma bobagem dessas? E claro que é você! A pessoa não tem aquilo que vc precisa, ou tem algo que você abomina..... Nenhuma relação é 100% unilateral. Tudo, tudo é fifity/fifity, gente!



5. Você está ansiosa para alguma coisa na semana que vem? Hummm acho que não



6. Você saiu ou ficou em casa noite passada? Como ontem foi segundona, cheguei em casa já com a noite avançada e fui pra cama



7. Até que horas ficou acordada noite passada? Por volta de 1h



8. Seja franca, viu alguém em roupas íntimas nos últimos 3 meses? Não. Faz um bom tempo que não vejo ninguém em roupa íntima.... (pq não usa 👀👀👀👀👀 )



9. O que você estava fazendo ao meio-dia? Declaração de Imposto de Renda



10. Já disse para alguém eu te amo sendo mentira?  Não. Mas já disse que sim quando me perguntaram. Mas foi uma mentira piedosa..... Embora cruel por ser mentira.



11. É difícil para você esquecer alguém? Muito.  Mas se der motivo pra esquecer..... Nem com regressão eu volto a lembrar



12. Já beijou 3 ou mais em uma noite? Hahahahaha 3 eu ainda conseguia contar.....



13. Tem alguma coisa que você quer agora? Dinheiro! E uma barriga negativa.... E uma bunda empinada..... Uma bunda

14. Já se arrependeu de ter beijado alguém? Beijar não, mas de ter tido algum tipo de relacionamento



15. Você sente falta de como as coisas eram 6 meses atrás? 6 meses não



16. Você prefere dormir com alguém ou dormir sozinha? Com alguém. Gosto de dormir agarrada com alguém. Nem que seja um dos gatos



17. O que você está vestindo? - Uma azul marinho e calça preta



18. Já teve uma terrível separação? Toda separação pra mim é terrível. Libriana....



19. Tem tatuagens? 3 com projetos de mais.



20. Programa favorito? Atualmente estou na vibe de series da Netflix que infelizmente todas estão aguardando novas temporadas



21. Bandas preferidas? Legião Urbana



22. Música favorita? No momento to sem música favorita



23. Qualidade que você procura em um parceiro? Que tenha todos os dentes da frente e não tenha passagem pela polícia. Tá feia a coisa

24. Frase favorita? Por muito tempo foi uma de Nietzsche: “Na escola bélica da vida, o que não nos mata, nos torna mais fortes” mas hoje fico pensando que há algo errado com ela. Não estou morta e não virei o Hulk....


25. Ator e atriz favoritos? Mal sei o nome deste povo na fila da recarga do celular....



26. Cor favorita? Vermelho



27. Onde você vai quando está triste? Do lado de fora da minha casa fumar e geralmente chorar.....



28. O que você gosta em uma pessoa? Honestidade, tranparencia



29. Medos? De ficar sem dinheiro. Embora seja um fato frequente



30. Significado por trás do nome do seu blog? Eu queria falar de tudo e de nada. Do universo desconexo que é a minha vida. Então me veio a ideia de gato e sapato. Mas se não me engano já havia esse nome por aí.... Pensei então em balaio de gato, que não me lembro pq não rolou. Então misturei sapato do gato, que são coisas que gosto e tenho muitos rsrs



31. Que livro está lendo atualmente? Sou pirada e estou lendo 3 ao mesmo tempo (eu acho... Morte Súbita – J.K.Rowling; Um livro com um nome compridíssimo que não consigo lembrar nem o início, de diversos autores e Lobos de Callas – Stephen King



32. Último show que você assistiu? Uma dupla da minha cidade que faz um sucesso relativo na região



33. Frase mais engraçada que já ouviu de alguém para dar em cima de você? Não foi engraçada, pra mim, foi bizarra! O cara falou que queria sair comigo e terminar a noite me levando em casa. Em que universo alguém me levar em casa vai servir como diferencial? Logo eu, Val a Uber!