ESSE É "O CARA"

terça-feira, 11 de janeiro de 2011



Eu não gosto de esportes. Nunca gostei e acho pouco provável que algum dia vá gostar. Mas não gostar também não é regra. Já AMEI Formula 1 e ABOMINO, ODEIO, TENHO BIRRA E  URTICÁRIAS com FUTEBOL.

E como hoje me lembrei desse cara, a ABOMINAÇÃO, ODIO, BIRRA, URTICÁRIAS ficaram fortes DICUMFORÇA.

Não sou de endeusar ninguem, aliás gente tem pouca moral comigo e não vejo o Ayrton Senna como endeusado. Não no Brasil. No país das chuteiras nossos ícones são figuras de gosto duvidosíssimo como o "Rei da Arrogância", "Fenômeno dos Escândalos" e "Animal......". Ah! Animal dispensa comentários! O que se espera de alguem com o "codinome" de animal? Tem mais um bobão que não gostava de trabalhar (treino pra jogador profissa, é trabalho ne?) mas esse nem se tinha título, talvez de chorão. Ah! Me leva pra copa! Pelamordideus é minha última chance de gandair jogar pela seleção!

Pronto! Vocês sabem o quanto eu sou fã de futebol e seus "idolos" Oi?????

Eu poderia parar por aí e voces mesmos concluíriam o quão diferentes são Ayrton Senna e .... o resto! Mas como alguem pode discordar (e tem direito! Sabendo que não vai me convencer de que o "Rei da Arrogância" ou o "Fofomeno" são os melhores jogadores do mundo!!!) e dizer: Ah! Quanta ignorância! Ayrton Senna foi eleito o melhor piloto de corrida em 2009!

Foi sim! E merecido! Ele corria com quem? Tinha mais 10 pilotos no carro com ele? Ou 10 pilotos da equipe correndo pra garantir que a EQUIPE ganhasse? Não na epoca dele....... Hehehehe. Tá, então num esporte individual cabe o título de melhor do mundo!

E por falar em individual, se tinha alguma característica marcante no Senna era a solidão. Quando todos abandonavam os treinos, lá estava ele treinando na chuva. Quando todos estavam no box trocando pneus lá estava ele ganhando segundos preciosíssimos, quando todos falavam mal do autódromo em Donnington Park, na Inglaterra alegando que não havia pontos de ultrapassagem, Senna criou quatro!

O cara era um exemplo de dedicação, de disciplina e superação. Que digam que F1 não serve pra nada, não tem utilidade..... Mas para o Senna era seu trabalho! Sua vida! Não é o que se espera de um profissional de sucesso? Dedicação, Criatividade, Inovação.....  Ehr... Anh! Futebol serve pra que, mesmo?

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."(A.Senna)

Exemplo de comportamento? Não! Explodia com facilidade entre os colegas de competição. Deu e tomou alguns socos ao longo de sua carreira. Coisa não muito rara no meio.... Damon Hill, parceiro de Senna na Willians disse certa vez sobre ele: "prefere bater no oponente, do que ser derrotado". Algumas vezes no sentido mais comum da palavra....... A ousadia agressiva se manifestou tambem quando proibido de visitar Barrichello, no hospital, saltou o muro e foi ver o amigo.

"A verdade é que todo mundo vai te machucar,você só tem que escolher por quem vale a pena sofrer." ."(A.Senna)

Nem por isso perdeu o brilho do profissional que era, do grande brasileiro que foi. Havia uma dualidade grande nele (talvez seja essa a razão da afinidade....). Um desejo intenso de vencer na pista e por outro lado um homem profundamente religioso.Senna vivia sempre muito preocupado com o potencial perigo desse esporte e sempre lutou junto aos organizadores e pilotos para melhorar a segurança nas pistas.
 
Em Imola, no fim de semana de sua morte, dois graves acidentes ocorridos com Rubinho Barrichello que fraturou o nariz e Roland Ratzemberg que morreu no hospital, fizeram com que Senna voltasse à carga nessa questão. Senna visitou o local do acidente para ver ele mesmo o que poderia ter acontecido e essa ousadia lhe custou mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA. Ele passou o final da manhã  após o acidente com Ratzemberg, reunido com outros pilotos, determinado a recriar a antiga Comissão de Segurança dos Pilotos, a fim de melhorar a segurança na F1. Como um dos pilotos mais velhos, ele se ofereceu para liderar esses esforços. Chegou a considerar a possibilidade de não correr
"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la"
 
Enfim, depois de 94 só assisti a mais uma corrida, anos depois. A primeira que o Barrichelo ganhou. Quando meu filho pequeno caiu em choro profundo.AAAHHHH! Schummacher perdeu! Ninguém e perfeito.....

3 comentários:

Marcelo Marques disse...

Nunca torci pelo Senna.
Uma pessoa que quer ganhar a todo custo não merece minha (Zé Ninguém)torcida.
Virar as costas pra McLaren, equipe que o fez tri campeão na F1 quando se ofereceu pra guiar de graça pra Williams então, nem se fala.
Deus está no céu!!!!!!!

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Eu me lembro até hj do dia fatídico. Assisti a esta corrida e vi o acidente. Embora falassem em acidente, eu soube nho primeiro momento que ele estava morto.
Realmente um profissional inigualável.
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Ro Malet disse...

Eu não sei muito sobre o Senna, era super novinha na epoca, mas me lembro das coisas vagamente. Me lembro que foi triste e trágico.

Agora sobre o futebol, acho que são os caras mais arrogantes do mundo. O sonho de todo menino humilde brasileiro é ser jogador de futebol, mas acredito que já é pelo status e não pelo esporte sabe. Virou marca registrada nacional sabe?
Menino humilde cresce, aparece, enriquece...

E vai jogar em outro país.

Até que um dia de melhor jogador vira o pior.

Definitivamente, eu não gosto de futebol.

Beijos