Pesquisa indica que chá verde protege contra Alzheimer e câncer

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Não sei se é verdade, ha tanto estudo falando que uma coisa combate o cancer e outros tantos dizendo que provaca o cancer.....
Mas em se tratando de Alzheimeir ou qualquer outro tipo de doença senil, um chazinho inócuo é melhor do que nada, né?


Um estudo da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência.


A pesquisa, divulgada na publicação especializada "Phytomedicine", também sugere que o antigo remédio chinês que tem se popularizado no mundo todo também pode ter um papel muito importante na proteção do corpo contra o câncer.

No estudo, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde, que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham ativas uma vez que o chá fosse digerido.

De acordo com Ed Okello, professor da Escola de Agricultura, Alimento e desenvolvimento da Universidade de Newcastle e que liderou o estudo, a digestão é um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, mas também significa que nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou modificar no processo.

"O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que a forma não digerida do chá", disse.

"Além disso, também descobrimos que os compostos digeridos (do chá verde) tinham propriedades contra o câncer, desacelerando de forma significativa o crescimento de células do tumor que usamos em nossas experiências", acrescentou.

Na pesquisa, a equipe da Universidade de Newcastle trabalhou em conjunto com cientistas da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano. Graças a esta tecnologia, a equipe de Newcastle conseguiu analisar as propriedades protetoras dos produtos da digestão do chá.

CHÁ VERDE E PRETO

Dois compostos já são conhecidos por seu papel importante no desenvolvimento do Alzheimer, o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amiloide.

Pesquisas anteriores mostraram que compostos conhecidos como polifenóis, presentes nos chás verde e preto, tem propriedades neuroprotetoras, pois se ligam a compostos tóxicos e protegem as células do cérebro.

Quando ingeridos, os polifenóis são quebrados e produzem uma mistura de compostos. Foram estes compostos que os cientistas de Newcastle testaram.

"É uma das razões pela qual temos que ser tão cuidadosos quando fazemos afirmações a respeito dos benefícios para a saúde de vários alimentos e suplementos", disse Okello.

"Existem certos compostos químicos que sabemos que são benéficos e podemos identificar alimentos que são ricos nestes compostos, mas o que acontece durante o processo de digestão é crucial para saber se estes alimentos estão mesmo nos fazendo bem", afirmou.

PROTEÇÃO DE CÉLULAS

Os cientistas usaram modelos de células de tumor, expondo estas células a várias concentrações de diferentes toxinas e aos compostos do chá verde digerido.

"Os compostos químicos digeridos (do chá) protegeram as células (saudáveis), evitando que fossem destruídas pelas toxinas", disse Okello.

"Também observamos que eles afetaram células cancerosas, desacelerando de forma significativa seu crescimento."

"O chá verde é usado há séculos na medicina tradicional chinesa, e o que temos aqui dá provas científicas do porquê pode ser eficaz contra algumas das doenças mais importantes que enfrentamos hoje", acrescentou.

Fonte: DA BBC BRASIL



5 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Ouvi esta notícia no jornal da Globo, hj pela manhã. Como tive câncer e tanto minha mãe, como minha avó morreram com Doença de Alzheimer, falei para o meu marido que é melhor fazer uma piscina no fundo de casa e encher com o tal chá para ver se eu me salvo!
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Elaine Gaspareto disse...

Val, dei uma fugida só para dizer uma coisa que queria dizer há muito tempo, desde que te conheci: eu gosto demais do seu modo de se expressar, das suas opiniões sempre bem definidas... Estava moderando os coments do blog e lembrei que sempre quis te falar isso. Daí fugi do marido que me vigia por causa do meu pulso ferido e vim rsrsrs

Beijosss e bom dia

Ro Malet disse...

Oi Val,

Eu sempre ouvi falar dos benefícios do chá verde para emagrecer e pra limpar o organimos e tal. Sempre digo que vou começar a beber, mas é igual a dieta falo, falo e empurro com a barriga.

Acho interessante fazer e deixar gelar e beber por agua.

Não custa tentar né.


Beijos

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

eu sempre tomo muito chá verde. gosto. da variedade matchá, que é mais suave (usa-se até para fazer doces, muito bom)e ao mesmo tempo tem mais propriedades benéficas
no Brasil não tomava uma gota, achava muito ruim.

chá verde acho que faz bem pra muita coisa, né?
bjs e bom dia

§♥Bruxa♥§ disse...

Eu sou viciada em chá verde e chá vermelho. Adoroooo!!! Realmente eles ajudam na parte diurética, e fico feliz em saber que a longo prazo, ajuda a prevenir doenças.

Ai linda, como você bem disse lá no blog, algumas empresas esquecem de treinar seus colaboradores para atender clientes que sabem o que procuram... Como uma vendedora de maquiagem não sabe o que é primer? Mesmo que a marca para a qual ela trabalha dê outro nome, o princípio é o mesmo.. Bombril não deixa de ser lã de aço, assim como a assolan né? Ou seja, um potencializador não deixa de ser um primer...

Eu me estresso fácil fácil kkk, aí pego umas vendedoras dessas... já viu!

Beeeeeeijos querida, ótima semana pra você.

Ara