A CORRUPÇÃO É MAIS LETAL DO QUE AVC

segunda-feira, 7 de julho de 2014



Os últimos dias foram marcados por fatos trágicos. O primeiro fato foi a queda de um viaduto em Belo Horizonte que matou dois jovens de 25 anos, um deles a motorista de ônibus que freou a tempo de salvar seus passageiros, mas não a tempo de salvar a própria vida. A obra ainda não havia sido inaugurada, estavam sendo retiradas as escoras e após a retirada da última, o viaduto desabou.


Quais as implicações disso? Muitas. Vidas perdidas, pessoas feridas, dinheiro público obviamente mal empregado, medo, transito caótico e indignação. Muita indignação, né? Nem tanto..... Horas depois do que foi chamado pelo prefeito como “acidente” ninguém se preocupava muito com o assunto pois era dia de Jogo da Seleção Canarinho! Na manhã de sexta feira, o comentário era sobre o Brasil nas quartas de final, o horário de saída do trabalho, a cerveja gelada. O viaduto e suas consequências caiu no esquecimento, se tornou um fato banal, algo com o mesmo impacto na vida dos brasileiros que o nascimento do príncipe George.....

Estranho como nossa consciência se embota com facilidade. Basta a autoridade responsável dizer que “acidentes” acontecem para a gente aceitar como verdade. Compartilharmos a notícia como compartilhamos a notícia do novo affair de alguma subcelebridade e seguimos nossa vida, voltando nossos olhares e ações solidárias para coisas mais nobres e impactantes como o futebol brasileiro.....

É claro que não sou uma pessoa insensível e lamento o que houve com o Neymar. É um jovem com uma grave lesão, mas tão jovem quanto ele eram as duas vítimas fatais do “acidente” em Belo Horizonte. Uma delas mãe, assim como o Neymar é pai. A brutal diferença é que ela morreu e ele não, nem ficou inválido e ao que tudo indica até o momento voltará aos campos nos próximos meses. O salário da motorista provavelmente não compraria o par de chuteiras (algo em torno de R$1.200,00) que o Neymar recebe graciosamente da Nike! O filho do Neymar estará amparado ainda que o último jogo do atleta tenha sido contra a Colômbia, a filha da motorista, não.


O meu dinheiro, o seu e até do Neymar Jr foi desperdiçado em uma obra que não resistiu à retirada das escoras!!! Foi acidente? Acidente seria um meteoro cair no viaduto, um raio atingir os motoristas, acidente é granizo, são forças da natureza! Sobre a natureza temos menor possibilidade de ação (porque o desenvolvimento de tecnologias nos permite antecipar muitas tragédias de causas naturais).  Uma obra que cai não é acidente! Não sou engenheira, embora tenha uma amiga que é e confirma o que digo, mas sei que obra não é loteria! Você não empilha tijolos simplesmente e aguarda que a sorte não os deixe cair. Existem estudos, cálculos, normas e leis para a construção civil, assim como para o futebol. 

O que matou duas pessoas e feriu vinte e duas foi corrupção! Em algum momento, alguém errou no projeto, construção ou fiscalização dessa obra, por algum motivo ainda obscuro mas que vai de irresponsabilidade absurda, a interesses financeiros. Alguém no processo falhou uma, duas, várias vezes de forma que a construção, que deveria sustentar centenas de veículos todos os dias, caiu como um castelo de cartas! Não foi acidente! Não foi fatalidade! Foi Homicídio! Doloso ou culposo a perícia é que vai determinar. Mas precisa haver apuração, precisa haver comoção para que o processo de responsabilização não seja corrompido como a construção foi! Obra não é assim e nem acidentes acontecem como se fosse fruto do acaso! Acreditar nisso é compactuar com ganancia, com a corrupção, com a imoralidade! É preciso se indignar para que isso deixe de acontecer nesse país!

O curioso é que temos indignação além da conta quando o assunto é circo. Vinte e quatro horas após o desabamento fatal, o maior circo para o brasileiro acontecia em Fortaleza. O desfecho do circo, foi trágico: um ídolo do futebol teve sua vértebra fraturada, foi socorrido, transportado de helicóptero até o hospital, está medicado e vai assistir ao jogo de amanhã! No entanto as redes sociais se encheram de pessoas clamando por justiça, clamando por punição ao Zuninga, atacando e ameaçando a família e até o cachorro do jogador! Peraí gente, qual o envolvimento do cachorro ou da filha dele, que deve ter uns 3 anos com a joelhada que ele deu no Neymar? Voltamos à Idade Média?


Justiça não é isso! Justiça é equilíbrio! Pesos iguais, medidas iguais! Se Zuñinga deve ser punido, os responsáveis pelo desabamento do viaduto Guararapes devem também. O jogador por lesão corporal, os profissionais da construção por duplo homicídio! É cabível responsabilidade civil? Que sejam responsabilizados. Na forma da lei! A Cesar o que for de Cesar. Não é preciso ser jurista, para entender o grau de complexidade de um caso e de outro. Basta termos um pouco mais de serenidade e deixarmos de agir como psicopatas, capazes de extrema insensibilidade quando o assunto aparentemente não nos afeta, mas de truculência, quando está no campo de nosso umbiguinho.

O problema é que nós brasileiros, com a mania de desviar os olhos das questões centrais, alimentamos o monstro que mata e destrói vidas, incluindo a de seus ídolos do futebol. A corrupção! O jeitinho brasileiro! O político que “rouba mas faz”!


A corrupção matou Charlys e Hanna Cristina, da mesma forma que quebrou a coluna do Neymar! Como assim? Simples! O Jogo Brasil X Colômbia foi recorde de faltas. 54 faltas cometidas e apenas a partir da 41º o juiz se dignou a marcar. Mas não existe futebol sem faltas! Não! Por isso o juiz existe! Para coibir, para manter as regras. Só que a pancadaria correu solta de ambos os lados (Mais do Brasil, 31 faltas contra 23 da Colômbia). A provocação, por parte da Seleção verde amarela, ocorreu e fizemos de conta que não aconteceu nada. Por que nos beneficia! Mas quem bate apanha! E se eu bato uma vez, não acontece nada, vou bater de novo, se eu bato de leve e não tem consequências vou bater mais forte.... E foi o que aconteceu! O futebol virou MMA porque precisamos do prestígio, do patrocínio e da grana a qualquer custo. O estilo Felipão é esse: meter a chuteira no adversário! O juiz não viu e a torcida canarinho só enxerga os erros do adversário! Deu no que deu.

Se continuarmos achando tudo natural, que tudo é “acidente”, que político “rouba mas faz” é bom político, que “jeitinho brasileiro” é criatividade, que a “lei de Gerson” é ser descolado, estamos contribuindo para a corrupção cultural: somos corruptos de criancinha e achamos normal...... Estaremos contribuindo para ilegalidade como a regra, ao invés da exceção. Estaremos dando aval à desonestidade!


Cada vez que somos coniventes com a desonestidade estamos colocando preço na vida humana. Cada vez que somos omissos com a desonestidade estamos alimentando a criminalidade. Cada vez que cobro o meu benefício em detrimento do direito do outro estou patrocinando a injustiça. Não adianta vaiar a Dilma, não adianta fazer passeata, não adianta queimar pneu em rodovias. Se você fecha os olhos para o desrespeito às leis, sinto muito meu amigo, mas a notícia é triste: em 2018 a joelhada nas costas pode ser mais grave. Outros Neymares vão ser vítima da corrupção que mata mais do que AVC.


Acorda, Brasil! Quem não consegue se mobilizar e ser solidário pela Hanna, que seja pelo seu craque favorito, mas seja! Entenda de uma vez por todas que no fim da história quem paga a conta é sempre você!


0 comentários: