DESAFIOS LITERARIOS 2017

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016




Faz tempo que vejo desafios de leituras anuais por aí, mas nunca participei. Em parte porque nunca consegui me incluir nos grupos (não sabia como, não achava os grupos, etc..), em parte porque quando via os temas ou autores confesso que ficava com uma preguiça grande. Não sou leitora clássica, ou que curte a arte pela arte. Tá eu gosto de ler, mas não tenho concentração suficiente para uma leitura muito profunda, ou linguagem rebuscada, antiga, ordem inversa, essas coisas. Fico confusa e perco o interesse. Me chamem de burra, rasa, tosca.... Sorry, ninguem é perfeito e no meu planeta eu sou normal!

Como nos últimos dias li algumas coisas tão chatas e decepcionantes que resolvi investir numa leitura planejada, com o objetivo de abrir meus horizontes. Então este ano eu fiquei mais esperta ou dei mais sorte e achei um grupo destes no Facebook e solicitei inclusão. Os temas serão definidos mensalmente. Como nem fui aceita ainda, e 2017 não iniciou, não sei se serão temas tão diferentes assim. De qualquer forma a comichão pelo desafio permaneceu e escolhi uma lista de temas para tentar dar baixa ao longo do próximo ano.

A lista original contemplava 50 categorias das quais alguns eu teria que já ter lido para enquadra-los, tipo um livro que te surpreendeu, um livro que te decepcionou, um livro que você gostaria de "desler"....Meu objetivo não era este mas sim me "obrigar" a ler, não que nunca tenha lido a maioria das categorias. Até abandonei fiz uma tag assim por aqui

Excluídas as categorias que eram de leitura prévia, me deparei com mind fucking e como não sou boa com muitas expressões que rolam pela internet (talvez devido ao fato que de Inglês eu só fale Buenas Tardes....) fiquei propensa a excluí-la também. Antes que me julguem mais, eu sei que existe o Google Tradutor mas ele só "mind fuckingou" hehehe. Então eu lembrei da máxima: se existe, está no Google! Fui procurar por livros com esta definição e voilá: não só entendi do que se tratava, como já li um aclamadíssimo que eu achei bem ruinzinho (lembram que eu comentei que tinha lido algumas porcarias decepções recentemente?) e saí com várias sugestões para cumprir minha meta.

A lista original eu peguei no Cotidiano Aleatório, caso você queira baixar a planilha e cumprir seu desafio tem um link no post.

A minha versão vou postar logo abaixo, se alguém quiser seguir meu plano de leitura ou indicar títulos para as categorias:

1.Um livro lançado em 2017
2.Um livro mind fucking
3.Um clássico
4.Um livro ambientado no passado distante
5.Um livro apocalíptico
6.Um livro assinado por um pseudônimo
7.Um livro chocante
8.Um livro com mais de 500 páginas
9.Um livro com protagonista criança
10.Um livro com resenhas negativas
11.Um livro com uma história que você gostaria de viver
12.Um livro considerado cult
13.Um livro cujo título seja um ou mais nomes próprios
14.Um livro cujo título tenha mais de 5 palavras
15.Um livro de fantasia
16.Um livro de humor
17.Um livro de não-ficção
18.Um livro de suspense/thriller
19.Um livro de terror
20.Um livro de um autor que já morreu
21.Um livro de um autor que você nunca tenha lido
22.Um livro escrito por dois autores
23.Um livro para ler antes de dormir
24.Um livro para ler em um dia
25.Um livro polêmico
26.Um livro que contenha ilustrações
27.Um livro que contenha um assassinato
28.Um livro que contenha um personagem que você gostaria de ser
29.Um livro que contenha uma história de amor marcante
30.Um livro que te dê vontade de viajar
31.Um livro que você ainda não leu, mas já assistiu à adaptação
32.Um livro que você escolheu pela capa
33.Um livro que você escolheu pelo título
34.Um livro que você pensou em abandonar
35.Um livro recomendado por um amigo
36.Um livro vencedor do Prêmio Pulitzer
37.Uma graphic novel
38.Uma releitura





0 comentários: