CARTA AO MEU FILHO SOBRE SEU MOMENTO DE ESCOLHA PROFISSIONAL

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Meu filho está terminando o ensino médio e naquele momento crítico de decidir o que vai fazer da vida, vestibular essas coisas.
A escola dele contratou um serviço de orientação profissional e uma das atividades era pra eu escrever uma carta sobre este momento dele.
Como tudo que se trata da minha cria, dá vontade de publicar, fazer outdoor e colocar no horario nobre da Globo, virou post. Além do mais, penso que o que escrevi pra ele serve pra qualquer adolescente. É minha visão e pode ajudar alguém angustiado.


Sete Lagoas, 9 de setembro de 2014



Oi, Paulo!



Vixi chegou a hora! Tá na hora de escolher a profissão, a carreira! Difícil né? Da uma ansiedade, um medo, mil dúvidas. Mas é normal, você é muito jovem, sem experiência pra decidir algo tão importante e tão definitivo. E um momento em que vocês tem um mundo de questões existenciais pra resolver, e ainda tem que pensar numa coisa que você vai definir grande parte da sua vida! E você sabe o que vai gostar lá na frente? Quem você vai ser lá na frente?

Algumas pessoas tem sorte, sabem o que querem desde criancinha e seguem e são felizes e realizadas (mas também tem gente que ganha na megasena, né?). A maioria não é assim não, viu? Muita gente escolhe pelo primeiro emprego, pelo que os pais obrigaram, pela tradição de família, pra dar continuidade ao que já faziam. E muita gente sofre. Sofre com a pressão: Todo mundo ta pensando só em vestibular e eu nem sei o que fazer... Alguns com a pressão dos parentes chatos.... Sofre com a angustia do “e se?” “será?”
Esquece tudo isso e pensa no que vai te fazer feliz! Aí você deve estar usando o seu bordão: “que bobagem!” (te conheço....). “Profissão não é pra fazer feliz. Ninguém fica feliz trabalhando”. Mas esse é o grande engano! Trabalho não é só de onde a gente tira a grana pra pagar as contas e satisfazer um monte de desejos e realizar sonhos! Do trabalho tiramos a nossa dignidade, o propósito de vida!

Ser feliz é possível, ser realizado profissionalmente é possível! Desde que você sinta que o que você faz é importante, traz resultados, que o que faz tem sentido. Para isso é importante que você goste do que faz, que tenha habilidades para fazer!

Vocação é chamado. Vem do latin vocare, que é chamar. A sua natureza te chama. O seu propósito de vida te chama. Isto é a sua vocação! Ouça seu coração e siga-o! Deixe a razão mostrar o melhor caminho para seguir seu chamado. Mas ouça o seu coração!

Pra acertar seu caminho você vai ter que ser dedicado, determinado e abandonar as sabotagens que muita gente e até você mesmo fizeram. “Ah eu não sou bom de matemática!” “eu tenho nojo de sangue” “você é ruim de português!”. Esquece isso! Não não esquece. Usa suas fraquezas para melhora-las e suas forças pra se fortalecer mais ainda!

Os grandes gênios fizeram aquilo que ninguém achava possível. Era ridículo, impossível ou banal demais! Einestein só aprendeu a falar aos 3 anos e foi considerado retardado pelos professores! Beethoven irritava seu professor por tentar compor ao invés de tocar (mal) violino, para o mestre ele era um fracasso como compositor (oi?). Thomas Edison, autor de mais de mil patentes, era burro demais pra aprender qualquer coisa. Ford faliu 5 vezes pois na época ninguém acreditava que máquinas pudesse substituir cavalos....

Vá em busca do que você acredita mesmo que te digam que não dá! “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”

Essa é a boa notícia! Se você é jovem demais pra ter certezas, também é jovem demais para ter amarras. O futuro está todinho aí pra você escrever sua história nele. Do jeito que quiser! As oportunidades você tem, os privilégios também..... E se der medo, desânimo, e precisar de ajuda pra seguir em frente é só me chamar que eu vou. Porque estou aqui pra isso. Pra te apoiar sempre e você sabe!

No mais é seguir em frente e...





Beijos,
Mãe




4 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Belíssima carta e muito realista. a gente escolhe a a profissão tão cedo!
Bjs

Julia disse...


Un savi va dir:
"La riquesa de l'ésser humà es mesura per la quantitat i qualitat dels amics que tingui" Gràcies per fer-me milionària ♥Feliç Any Nou!☆❤❀ [-•‿•ิ]❀

…......... /)
……... ( , )
….….|░░░|
……..|░░░|☆ (♥)_
……..|░░░|☆ (♥)_ Feliç
…...@|░░░|¸.¤“˜¨♕~ ¨¨Any Nou
❤`•.¸¸.•´´¯`•• .¸¸.•´¯`•.•~~~☆“˜¨¨¨***2015**.*♥*.
❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉ ❉
Elracodeldetall.blogspot.com (^‿^)✿ petons

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Estou aqui para convidar você para o Sorteio de um Kit de Post-it personalizado no blog. Para participar, basta ser seguidora do blog.
Vou ficar feliz em ver você por lá!
Beijos e um feliz 2015.
Betty

alineaimee disse...

Poxa, que carta mais fofa!
Você é uma mãe muito legal!!!